4 found
Order:
  1.  16
    Realismo metafísico e relatividade conceitual.Caetano Ernesto Plastino - 2000 - Cognitio 1:79-85.
    Resumo: O fenômeno da relatividade conceitual ocorre, segundo Putnam, quando uma descrição verdadeira a partir de uma perspectiva torna-se incompatível com uma descrição equivalente verdadeira a partir de outra perspectiva. Nosso objetivo será examinar em que sentido é possível conciliar a tese da relatividade conceitual com o princípio realista de que o mundo consiste numa totalidade fixa de objetos que não dependem de nossos pensamentos ou sistemas categoriais. Para o metafísico realista, ainda que nossas conceituações do mundo tenham um caráter (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  9
    O conhecimento com base no testemunho.Caetano Ernesto Plastino - 2017 - Discurso 47 (2):9-24.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  12
    A verdade como limite ideal.Caetano Ernesto Plastino - 2000 - Cognitio 1:86-93.
    Resumo: Peirce toma como verdadeiras as conclusões estáveis obtidas, a longo prazo, pela aplicação sistemática do método de pesquisa científica. Como notou Hacking, o realismo interno de Putnam duplica o processo de levar ao limite, pois acrescenta que também as normas ou padrões de racionalidade são produtos históricos que podem evoluir com o tempo e postula, no limite da investigação, uma situação epistemicamente ideal. Nossa intenção é examinar criticamente a proposta de Putnam de caracterizar a verdade como idealização da aceitabilidade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    Notas sobre O relativismo cognitivo.Caetano Ernesto Plastino - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Neste artigo procuramos mostrar que o relativismo moderado é relevante para uma concepção adequada da racionalidade científica. Palavras-chave: Relativismo cognitivo, conhecimento científico, racionalidade científica, incomensurabilidade.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark